sexta-feira, 27 de maio de 2011

Zaqueu

Quantos já escutaram aquela música, “Como Zaqueu, eu quero subir, o mais alto que eu puder, só pra te ver, olhar para Ti e chamar tua atenção para mim...”. Hoje nós vamos saber quem foi Zaqueu.

Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade.
Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos.
Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia,
por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo.
Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus,
que devia passar por ali.
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu:
- Zaqueu desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.
Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria.
Todos os que viram isso começaram a resmungar:
- Este homem foi se hospedar na casa de um pecador!
Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: - Escute Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.
Então Jesus disse: - Hoje a salvação entrou nesta casa,
pois este homem também é descendente de Abraão.
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.
Lucas 19. 01-10
Como lemos, Zaqueu era cobrador de impostos, era rico, não era honesto, morava em Jericó e era baixinho. Um dia ele ficou sabendo que Jesus ia passar por sua cidade, e ele e todo o povo queriam ver Jesus. Como era muito baixinho, Zaqueu subiu numa árvore pra ver Jesus. E quando Jesus estava passando pela árvore olhou pra cima e falou: “Zaqueu, desce que hoje vou ficar na tua casa”. Imagina a alegria de Zaqueu ao saber que ia receber Jesus em sua casa? Mas todo o povo reclamou porque quando Zaqueu ia cobra os impostos ele aumentava o valor. Imagino o povo falando: “Tanta gente boa pra receber Jesus em casa, e Ele foi logo pra casa de Zaqueu”. Mas Jesus, não se importa com isso porque Ele não é igual a nós, Ele olha para o nosso coração. Jesus sabe quando queremos fazer o bem e quando queremos fazer o mal. Quando chegaram à casa de Zaqueu, ele falou pra Jesus: “Senhor, vou dar aos pobres, metade de tudo que eu tenho, e as pessoas que eu roubei vou devolver quatro vezes mais”. Agora Jesus ficou feliz porque se Zaqueu ia devolver tudo o que roubou. Ia ajudar aos pobres. Jesus ficou feliz porque Zaqueu se arrependeu dos seus pecados e nunca mais fez isso. Zaqueu recebeu Jesus em sua casa, conversou com Jesus, viu onde estava errando e se consertou. Ele se tornou amigo de Jesus. Quem quer ser amigo de Jesus hoje?
Oremos: Senhor, obrigado porque mesmo eu errando o Senhor tem planos para mim. Assim como Zaqueu eu quero aprender como viver para Te agradar. Senhor entra na minha vida me ensina a ser seu amigo. Em nome de Jesus, amém.
A lição ministrada no GC terminou aqui. Terminou porque era para crianças e juniores... Agora eu pergunto a você ...
O que nós temos feito pra chamar a atenção de Jesus? Se Ele estivesse passando por sua cidade, qual seria a sua reação para chamar a atenção Dele? Faríamos que nem Zaqueu e iríamos subir numa árvore? Ou seríamos que nem o cego que gritava: "Jesus, Filho de Davi, tenha misericórdia de mim." ?
O que você está disposto a fazer para ter Jesus em sua casa hoje?

Oremos: Senhor Jesus, obrigado pelo seu amor mesmo sabendo que sou falho. Obrigado porque o Senhor ainda insiste em minha vida. Me ensine a pagar o preço para ter a Tua presença em minha vida. Me ensine a andar em santidade, pois quero obedecer somente a Tua voz. Muito obrigado. Em nome de Jesus, amém.


Um comentário:

michele alves ramos disse...

Maninho ,que benção de mensagem...
Que o Senhor Jesus continuo te usando cada vez mais ...
Bjse não se esqueça de uns especiais na Mary por mim tb