sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Gaio

Texto base - 3º João
Estudando a lição da EBD, me deparei com alguém que poucos já ouviram falar ..
Alguém conhece GAIO?

O que a bíblia nos fala de Gaio ?
1- Companheiro do apóstolo Paulo em suas viagens.
 Atos 19:29 E encheu-se de confusão toda a cidade e, unânimes, correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, 
2- Hospedou  Paulo.
 Romanos 16:23 Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, procurador da cidade, e também o irmão Quarto.
3- Foi batizado por Paulo.
 I Coríntios 1:14 Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio,

e em 3º João (que é o nosso texto base...)
4- Era amigo de João (1,2);
5- Era fiel a Jesus Cristo, pois andava na verdade(3-4);
6- Tinha um bom testemunho (3-4)
7- Abençoador, Hospitaleiro (5-6)

O que podemos aprender com Gaio?
O versículo 2, "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. ", João fala que Gaio tinha uma alma saudável...

Mas como podemos fazer pra ter nossa alma curada?

- ORAR ENTREGANDO TUDO PARA DEUS
Salmo 37: 5 - Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. ORAÇÃO COM FÉ, NUNCA FALHA!

- LOUVAR A DEUS POR TODAS AS SITUAÇÕES
Habacuque 3:17-19: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos.” O LOUVOR ESPANTA TRISTEZA!

- ESPERAR EM DEUS
Salmo 71:14: "Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.”
A ESPERA NÃO PODE MATAR A ESPERANÇA!

- CONFIAR DE TODO SEU CORAÇÃO
Salmos 118.8 “É melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar nos homens.”
É entregar tudo. A ansiedade gera uma série de doenças da alma. A entrega é a melhor decisão.

- CONHECER A VERDADE
Uma das evidências de que temos uma alma saudável é a do crescimento no conhecimento da verdade seguido, indispensavelmente, pelo andar nessa mesma verdade. A palavra de Cristo - a VERDADE - precisa habitar em nós (Colossenses 3.16)

- ANDAR NA VERDADE
Gaio andava na verdade, veja o versículo 4:
"Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade",
Só conhecer e prosseguir em conhecer não basta, é preciso andar na verdade, deixar que nossa vida seja dirigida pela verdade; (Tiago 1.22)

- SER FIEL
Umas das definições de fidelidade é semelhança entre original e cópia, sendo Jesus o original e cada um de nós uma cópia. Ser fiel é representar bem, refletir bem aquele a quem servimos. Fidelidade faz parte de se andar na verdade, quem anda na verdade é fiel.

- BOM TESTEMUNHO
Isso também faz parte do andar na verdade, o fato de Gaio andar na verdade e agir com fidelidade em tudo, fazia dele uma boa testemunha de Jesus. O Novo Testamento com um todo nos incentiva, exorta, comissiona a nos movermos em direção ao testemunho de uma vida cristã saudável.

Resumindo:
ORAR, LOUVAR, ESPERAR, CONFIAR e ANDAR NA VERDADE.

“Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus” (III João v.11).

Nenhum comentário: