segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Armadura de Deus - Parte III

Escudo da Fé
Definição: Arma defensiva que serve para proteger-se contra golpes de espada ou de lança. O que tinha em mente Paulo, quando nos exortou a tomar o escudo da fé? O exército romano utilizava dois tipos de escudo, um pequeno e redondo e outro comprido e oval. O que Paulo fala aqui, é o segundo que tem por finalidade proteger de lanças, espadas e dardos todas as partes do nosso corpo.

Porque este escudo é chamado de escudo da fé?
Porque a fé nos protege dos dardos inflamados do inimigo.
O exercício da fé (fé prática no dia a dia) é um item de defesa que vai adequar-se às mais diversas circunstâncias, já que o escudo é  um instrumento móvel e pode proteger dos “dardos inflamados do inimigo” qualquer região do nosso corpo, ou seja, qualquer circunstâncias.

Como vem a fé?
    “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”
(Romanos 10:17)
Note a preposição “pela” (por + ela), ou seja, “através de”, “por meio de”.
E quem é a palavra de DEUS? Quem foi o verbo q se fez carne? (João 1.1)
Para melhor entender esses versículo, coloquemos assim:
“A fé vem pelo ouvir e o ouvir “por meio” de JESUS!”
Precisamos passar muito tempo lendo a Bíblia, para ouvirmos a Deus, para nos armarmos do escudo divino da proteção total. É JESUS que nos dará fé. Enquanto lemos a palavra, os versículos entrarão em nosso coração e começaremos a ouvir JESUS falar conosco através dela! Dessa forma, ganhamos fé!
No entanto há necessidade de tomá-lo voluntariamente e aprender a manejá-lo, portanto envolve decisão humana. O desejo de aprender a manuseá-lo bem, pois na guerra o bom adestramento envolve salvação de vidas.

E o que são estes dardos inflamados do inimigo?
Satanás nos ataca: ataca nossa mente, nosso lar, nossos familiares, nossos negócios e outras áreas da nossa vida. Portanto precisamos ter fé em Deus, na sua palavra, no poder que há no nome de Jesus e nas suas promessas (Deuteronômio 33:29 e II Samuel 22:3).
Obviamente que para o escudo “funcionar”, não basta saber o versículo e sim CRER nele. Por isso é o Escudo da Fé! . Lembre-se da arma anterior. O Capacete da salvação te ajudará em batalhas na mente, isto é, antes q elas virem concretas! Se você utilizar bem o capacete então usar o escudo será mais fácil!

Espada do Espírito
Finalmente a primeira peça que nos tira da defesa e nos coloca no ataque! Quando empunhamos a espada, passamos da defesa para o ataque.
O que é a espada do Espírito?
“… e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Ef. 6:17)
O próprio versículo diz, é a palavra de Deus.

O que vem a ser esta “palavra de Deus”?
O vocábulo grego usado aqui para designar “Palavra” é “RHEMA”, que significa “palavra expressa”, ou seja, essa palavra deve ser dita, ser falada. Se não a dissermos, não estaremos usando a espada.

Veja este exemplo em Mateus 4:3-10:

  3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
  4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
  5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
  6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
  7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
  8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
  9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
  10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Quando Jesus foi tentado no deserto ele sempre respondeu com: “- Está escrito (…)” Ou seja, ele conhecia a palavra e a expressava. Devemos agir de maneira semelhante, precisamos conhecer a palavra e expressa-la.
Agora, imaginemos um campo de batalha. Você é um soldado no meio do tumulto e vê que um inimigo vai atacá-lo. O q você faz?

A- (  ) Corro gritando – “Socorro, socorro!!”
B- (  ) Defendo com a espada
C- (  ) Chamo meu pastor
D- (  ) Defendo com o Escudo da Fé
E- (  ) Chamo minha mãe

Se você respondeu a alternativa B ou D, parabéns! Vimos que o escudo é instrumento de defesa, mas, a espada também o pode ser! Quando você ouve uma palavra de maldição, você rebate em voz audível com um versículo! É assim q se usa a espada, voz audível! Por isso JESUS disse nas três vezes – “Está escrito…”
Voltemos ao campo de batalha. Você não pode só se defender, tem que atacar também! Repare q nas duas primeiras vezes da tentação, JESUS usa a espada de forma defensiva, mas, na 3º ele usa como ataque. ELE diz: “Vai-te, satanás, porque está escrito...”
Em algum momento de sua vida você disse: “Tá amarrado (ou repreendido) em nome de JESUS!”. Isso é algo que muito crente fala. O problema é que o bendito só se defende! Vamos estudar essa frase:
Ao dizer essa frase, (agora preste MAIS atenção) ao dizer “repreendo em nome de JESUS”, você crê que no nome de JESUS há poder para repreender uma determinada coisa má. Se você crê que JESUS tem esse poder, então você acabou de usar o Escudo da FÉ. Mas 95% dos crentes para por ai, ou seja, vivem na defensiva! Quando você pensa, vê ou ouve algo q vai contra a vontade de DEUS, geralmente usa essa expressão, mas, esquece (ou nem sabe como) de atacar! Vamos usar um exemplo:
Você está tranquilo(a) em casa quando vem um pensamento. Pode ser para você fazer algo errado ou mesmo uma fofoca de alguém. Então você se vê diante do inimigo te dando uma espadada. você então diz: “Repreendo esse pensamento em nome de JESUS!” Parabéns! você usou o Escudo da FÉ.
Agora ataque! Diga um versículo do porque você está repreendendo aquilo e com que autoridade.
Vamos criar a cena:
A cena:
Você está em casa tranquilo.
“-  Quem essa menina pensa que é?? Preciso ligar pra fulano e contar como “essazinha” é má!”

Você identifica o inimigo e se defende:” – Opa! Isso não é certo! Eu repreendo esse pensamento em nome de JESUS!”

Agora sua vez de atacar! (logo em seguida):
“…porque está escrito: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”

Obviamente o diabo ainda insistirá! você presisa lembrar e outros versículos. Não é só em uma espadada que você coloca ele pra correr! Lembre-se: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, RESISTI ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tg 4:7) O dicionário diz que RESISTIR é: Durar, subsistir, conservar-se, não ceder, opor-se. Quer dizer que você tem que manter sua posição com força até o inimigo cair, afinal, é uma batalha e você é o (a) guerreiro (a)! Resista até ele fugir!
Então você começa com recitando outros versículos: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fil 4:8)
Obviamente, você não precisa dizer o versículo na integra, nem dizer onde está localizado na bíblia. você precisa dizer a essência que o versículo contém! Usando esse mesmo exemplo e mostrando q você pode dizer a essência do versículo, você pode dizer:“Tá amarrado esse pensamento em nome de JESUS, porque está escrito que DEUS abomina o que semeia contendas entre irmãos”. (Pv. 6:16-19).

Eu sei como é difícil lutar contra o pecado e nossas fraquezas. Você também sabe como é essa batalha: cansativa, intensa e só acaba quando um morre (ou foge)! Por isso você precisa conhecer bem a palavra de DEUS!
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2:15

Como a palavra de Deus faz cair o inimigo?
Jesus fez recuar o diabo com o conhecimento e expressão da palavra, como vimos anteriormente. (Mateus 4:11)
Em Hebreus vemos que a palavra “… é mais penetrante do que espada alguma de dois gumes…” (Hebreus 4:12)Em Apocalipse diz do cavaleiro que vem no cavalo branco (Jesus)
“… saía da sua boca uma aguda espada…” (Apocalipse 19:11-19)

E porque uma espada de sua boca???
Porque a palavra de DEUS expressa é uma espada!

Como posso usar a palavra para fazer cair o inimigo no meu dia-a-dia?

A espada é tão importante que é a única que Paulo dá maiores explicações de como usá-la no versículo 18. Ela esta ligada com vigilância, oração, orar no espírito e a súplica perseverante, ou seja, a palavra deve ser liberada pelos nossos lábios, segundo a orientação do Espírito Santo, orar baseado na palavra de Deus, orar a palavra de Deus, assim a palavra terá efeito de espada. Conhecendo palavra podemos nos firmar nela e assim resistir a satanás e botá-lo para correr!

Afiem suas espadas e aprendam a manejá-las ...

Um comentário:

Valdinei Fernandes disse...

a paz do senhor, amado que artigo ótimo, fico com o coração jubiloso quando me deparo com textos mostrando a realidade, que não adianta gritar, espernear, correr, etc. Senão lermos a palavra do Senhor não conseguiremos subsidios para vencermos este mundo.
muito bom seu blog, estou seguindo, visite-me www.pbvaldineifernandes.blogspot.com.