quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Armadura de Deus - Parte I

Esse estudo encontrei no site naomordamaca.com, e estou postando algumas partes do estudo aqui no blog...

       O texto base é Efésios 6.10 a 18.

10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Mesmo quando não percebemos a guerra ao nosso redor, isso não quer dizer que ela não exista. Em termos bem fortes, Paulo escreve que o mundo é um campo de batalha espiritual (v.12). Nós precisamos nos despertar para ver que a batalha é real!

Para podermos guerrear, temos que estar preparados e não podemos ignorar 3 aspectos de fundamental importância para vencermos essa guerra. Se falharmos em um, estaremos propenços a derrota, mesmo que nos outros dois estejam bem preparados.

Assim como um soldado que está se preparando para a guerra tem que estar adequadamente vestido, usando boas armas de guerra, tendo sido treinado para usá-las, e vigiando em todo tempo para não ser pego de surpresa pelo inimigo, nós os soldados cristãos precisamos estar preparados.
        E quais são os três aspectos fundamentais?
1- Treinamento;
2- Vigilância;
3- Equipamentos.


1. Treinamento 
Precisamos estar treinados a usar as armas que Deus nos deu. Quero afirmar que são armas poderosas para destruir as fortalezas, onde satanás controla as pessoas não deixando, nem a palavra de Deus e nem o Espírito Santo atuar.

Precisamos conhecer algumas poderosas fortalezas: altivez de espírito (orgulho, soberba), sofismas (argumento ou falso raciocínio formulado com o fim de induzir em erro, engano), conceitos, riquezas, falta de perdão, amargura…… Essas fortalezas somente são destruídas com as armas que Deus nos deu.

II Coríntios 10
 3 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.
 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
 5 Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;


Se não estivermos treinados a usá-las, seremos pegos de surpresa quando vier o ataque e talvez não consigamos escapar sem ser machucados ou até mesmo mortos.

Quais são as armas que nos foram dadas?

- Oração
- Jejum
- Intercessão
- Perdão
- Santidade
- Adoração


2. Vigilância
Devemos estar vigiando sempre as nossas brechas (que são fraquezas da carne) e também devemos estar atentos as astutas (estratégia) ciladas (lugar onde se apanha a presa) do diabo, que como serpente, sorrateiramente invade as nossas casas, famílias, igrejas, escolas, relacionamentos e mentes.

Mateus 26:41
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca."

      A bíblia nos orienta a sermos vigilantes como as sentinelas do antigo testamento que vigiavam, sem descansar, as cidades e as colheitas no campo, do ataque do inimigo.

I Coríntios 15:34
"Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa"
 
I Pedro 5:8
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"


3. Equipamentos 
São seis as peças da armadura, cada uma protege partes fundamentais do nosso corpo, alma e espírito.

Efésios 6:13-17

1. Cinto da verdade
2. Couraça da justiça
3. Escudo da fé
4. Pés calçados com a preparação do evangelho
5. Capacete da salvação
6. Espada do Espírito Santo

A bíblia diz:
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”. Efésios 6:11-13.

Aqui ele diz por duas vezes: “Toda a armadura”. Quando você quer dar ênfase a alguma coisa que diz, você muda o tom de voz. Quando a bíblia quer dar ênfase a alguma coisa, ela repete!
Por isso disse no inicio que tem muito crente com poucas partes da armadura ou até nenhuma! Precisamos vigiar para não sair de casa desarmados. A armadura pode ser pesada, mas, é ela que vai te proteger e capacitar contra as lutas do dia a dia!

Nos próximos posts, vamos estar falando sobre cada item da armadura..

Até a próxima...

2 comentários:

Robson Lelles disse...

Estou seguindo!

michele alves ramos disse...

Este estudo é benção pura!!!! Agora vou segui-lo no blog tb rsrsrsrs,só falta um blog para a Mari.Abçs